O uso de técnicas de conexão com a natureza na tomada de decisão estratégica

Aplicar as técnicas de conexão com a natureza ao ambiente de negócios é algo que à primeira vista pode parecer distante. Negócio do ponto de vista do meio ambiente natural e sua dinâmica, geralmente são vistos como um recurso econômico, inspiração produto, ou, como um cartão de jogar na responsabilidade corporativa das organizações.

Essa perspectiva nos leva à polaridade entre a maximização dos benefícios econômicos e a conservação, não deixando espaço para outras perspectivas nessa relação.

Outras perspectivas que em outros campos já foram abordadas, como no trabalho de Gaudí. Nesta relação particular com o ambiente natural, Gaudí encontrou soluções inovadoras para os desafios arquitetônicos, criando um equilíbrio entre a expressão de beleza e funcionalidade, entre arte e técnica.

Uma perspectiva única: natureza, técnica e decisões estratégicas

Vários estudos mostraram os benefícios para os seres humanos de gastar tempo em espaços naturais, como reduzir os níveis de estresse, melhorar a memória e melhorar o humor, melhorando, em última instância, o bem-estar subjetivo de cada indivíduo.

Além desses benefícios individuais, as práticas de profunda conexão com a natureza nos oferecem uma oportunidade única de abrir novas perspectivas que também proporcionam benefícios às organizações.

Uma pesquisa científica, publicada pela Universidade de Londres, indica que a exposição a ambientes naturais parece restaurar alguns módulos de nível inferior do sistema de atendimento executivo. Estudos neurológicos recentes apontam para um decréscimo da atividade no córtex frontal onde as funções cognitivas e executivas (planejamento, resolução de problemas e tomada de decisão) são feitos quando estamos em ambientes naturais estas funções são movidos para outras áreas do cérebro relacionado à empatia e prazer, promovendo soluções mais criativas.

Especificamente, na prática de banhos de floresta, os participantes são convidados a despertar os sentidos, os cinco clássicos e também outros, como a intuição. O objetivo é promover a conexão de cada indivíduo com o ambiente natural, abrindo um espaço onde cada participante tem a oportunidade de construir um relacionamento com ele, com o meio ambiente e com o restante dos participantes.

Um lugar único e pessoal onde você pode experimentar diferentes experiências, como refletir sobre a natureza e seus processos, e aprender não-cognitivamente através da própria linguagem da natureza: conexões sensoriais.

Experiências e aprendizados ao longo dos passeios, pode ser internalizado através de orientação técnica, reforço da resistência e habilidades sociais de cada indivíduo e, conseqüentemente, a própria força do equipamento e como esse endereço diferente eventos no dia a dia das organizações.

Em conclusão, trata-se de ter como método pedagógico à natureza e aliados aos colaboradores, num espaço onde talvez as equipes de gestão encontrem formas mais autênticas de gerenciar os problemas cotidianos.

Se a natureza e seus fluxos são caracterizados por sua eficiência e eficácia, por que não aplicar essas experiências em cenários de decisão estratégica?

1 comentário em “O uso de técnicas de conexão com a natureza na tomada de decisão estratégica”

Deixe um comentário